quarta-feira, 3 de julho de 2013

Como fazer exterior trás em cima

Hoje trago-vos um post mais técnico. Descobri este vídeo e não pude deixar de partilhar convosco. Confesso que não foi assim que aprendi mas parece ser uma boa técnica. O auxílio do travão no chão para facilitar a execução do pião, principalmente a passagem do peso do corpo para as rodas exteriores.

Exterior trás em cima é um pião básico, é dele que o patinador parte depois para o exterior trás em baixo e em avião (em caso de dúvida consultar a página Técnica do blog, ou a mim). Neste pião o patinador roda num eixo (sobre si próprio) estando com a perna direita no chão e a esquerda no ar (perna livre).
O peso da patinador é todo aplicado nas rodas exteriores, ou seja nas rodas do lado direito do patim. É preciso encontrar o equilíbrio perfeito entre a força aplicada nas rodas e a inclinação do corpo (neste caso para o lado direito, demasiada inclinação pode levar o patinador a cair; demasiada inclinação para o lado esquerdo e o patinador pára de rodar).
A perna livre não está enrolada no vídeo mas também é uma forma possível de o fazer. O mesmo se passa com os braços (que no vídeo estão esticados) mas é uma forma de controlar melhor a rotação, principalmente para quem aprende. Eu também faço assim, com a perna livre e os braços esticados, mas são pormenores. 
Agora para os leigos na matéria, já conseguem perceber porque se chama exterior trás em cima? Bom o patinador utiliza as rodas exteriores do patim para o realizar, roda estando de costas, para trás. E é em cima por estar numa posição vertical.

Aqui fica o vídeo:




Mais alguém tem truques para a aprender a fazer piões ou saltos? :)

Sem comentários :