Introdução à patinagem artística

Na verdade, o que é a patinagem artística? Há muito mais do que aquilo que aparenta ser... Há uma sensação de liberdade indescritível que apenas o patinador conhece. Inspira-se paz a cada lufada de ar e em cada curva... Sabem aquela brisa que sentimos quando estamos próximos do mar? Aquele ventinho agradável e fresco, que nos faz sentir tranquilos e calmos e que nos traz o sabor a sal? Pois bem, a brisa sentida pelo patinador faz lembrar um pouco isso (embora sem o sabor a sal), mas é muito mais poderosa. A brisa toca-nos na pele e sentimo-la a entrar pelo nariz e a chegar aos pulmões, mas por alguma razão parece que atinge directamente o coração. É quase mágico... Qual yoga qual quê!!! Querem paz, calcem uns patins e sintam a brisa. Quem nunca o fez, bem quase arrisco dizer que não viveu de todo.
Para um verdadeiro patinador, o facto de calçar os patins já é motivo para esboçar um sorriso. Mas atenção que patinar não é o mesmo que andar de patins! Qualquer pessoa pode pegar num par de patins e dar umas voltinhas, mas patinar exige perícia, controlo, dedicação e muito, muito amor. São necessários meses inteiros de treinos para se conseguir fazer um salto ou conseguir controlar um pião. E no final tudo se resume aos três minutos de prova em que tudo pode acontecer, desde a uma prova perfeita a uma lesão.
O caminho de um patinador é árduo. Necessita de treinar não só dentro do ringue mas também cá fora. Para além dos exercícios de preparação física, flexibilidade (para ter músculos e a elasticidade para conseguir realizar os saltos e os piões), tem de treinar também a sua mente. Esta é capaz de bloquear muitas capacidades e muitas vezes dificulta o trabalho dos treinadores.

Comecei este página com uma descrição maravilhosa do mundo da patinagem mas a verdade é que nem tudo é um mar de rosas. Às vezes a frustração toma conta de um patinador, mas não há nada como conseguir sair num salto pela primeira vez para tudo valer a pena... E apesar de todas as frustrações, lágrimas, cansaço, lesões e dores, nada é mais gratificante do que calçar os patins outra vez e deixar a brisa nos limpar a alma. E com sorte pode ser que tudo se resuma a uma prova, em que estamos só nós, o treinador e a música. Em que cada gesto encaixa na música, as lantejoulas brilham e aí não pensamos em nada... Apenas ouvimos a música e deixamo-nos ir...

E foi por isso que criei este blog, para partilhar convosco este meu mundo. Mas não fiquem só a ver, experimentem e divulguem, todos deveriam conhecer esta pequena maravilha da vida, que é patinar.

Matilde :)

Sem comentários :