sábado, 8 de junho de 2013

Preparação para os campeonatos

mudwerks.tumblr.com
A preparação para os campeonatos pode ser um verdadeiro acto de contorcionismo. Principalmente para quem está a começar ou para quem é bastante tímido e não gosta de ser o centro da atenções. 

Vou deixar uma lista com dicas que me ajudaram bastante em tempo de provas:
  1.  Acho ser a mais importante e fundamental para a saúde metal de um patinador: a mentalização do campeonato. Não vale a pena evitar esta ideia. É como tudo na vida, temos que enfrentar o problema, sabemos que vai acontecer, mais vale arranjarmos soluções do que evitar o problema ou a ideia.
  2. Este é a continuação do primeiro ponto. Focar os treinos para a competição: ter preparação física adequada, ter resistência suficiente para aguentar o tempo de prova (pelo menos). Aperfeiçoar os saltos e os piões propostos. É aqui que se prepara e melhor e o pior. Há que ter sempre cartas na manga no caso de algo correr mal, ou simplesmente falharmos um salto ou um pião. Deve-se jogar com as regras que o regulamento da prova impõe. 
  3. Aperfeiçoar o programa. É importante conhecer o esquema como ninguém. É nosso, temos que conhecer todas as batidas da música e todos os movimentos que se encaixam nada. Não há nada pior do que inventar um esquema, por esquecimento, em plena prova. Não queremos mais uma causa de stress, certo?
  4. Cuidem de vocês: boa alimentação (saudável, evitem comida de plástico), descansem, durmam o suficiente para aguentar a rotina diária e o treino. 
  5. Tenham uma atitude positiva quanto à prova, sejam confiantes e entrem para o ringue confiantes. Afinal foi para isso que treinaram e nunca se esqueçam que o mais importante é que se divirtam (afinal estão a fazer algo que gostam não é verdade?). E a única coisa que vos é pedida é que se esforcem ao máximo e não desistam. Ninguém vos pode pedir mais. E se fizerem isso, não ficam a dever nada à vossa consciência. E se algo correr mal há sempre a próxima competição e aí já estarão melhor preparados.
  6. Não encarem a prova como uma tarefa árdua, algo duro e obrigatório. Patinar é um enorme prazer e garanto-vos que vão sentir saudades do "friozinho na barriga" antes das provas.
  7. No dia da prova, tenham uma boa refeição, de preferência com massa (para dar energia durante mais tempo), durmam bem e tenham pequenos "rituais" que vos acalmem, como ouvir música, ver um filme, meditar, chá..., no dia anterior.
  8. Aqueçam antes da prova e antes dos treinos específicos. Não há nada pior do que treinar com os músculos "frios". Também é uma forma de se mentalizarem que o momento está próximo.
  9. Oiçam os últimos conselhos dos vossos treinadores e entrem no ringue "para matar". Não pensem, sem pressões. É a pior coisa que se pode fazer, principalmente não pensem que podem falhar. Apenas esperem que a música comece e deixem os vossos movimentos falarem por si. Concentrem-se na música e na coreografia. A única altura é que devem pensar é para implementar uma alternativa estudada caso algo falhe no esquema, é ter o chamado jogo de cintura. Entra-se num "modo automático" e antes que se apercebam, a prova já acabou e vocês estão a agradecer. 
  10. Last but not least, os nervos afectam sempre o nosso corpo. Não se esqueçam de ir à casa-de-banho antes.
Bom estes são os meus conselhos. Espero que sejam úteis. E com vocês, o que funciona em dia de provas?                                                                                                                                    

Sem comentários :