Regulamento (em construção)

Patinagem Livre
Vestuário: nas provas e nos treinos oficiais (treinos antes da prova), o patinador tem de apresentar roupa adequada à modalidade. Deverá permanecer sem alterações desde o princípio até ao final da prova. Não são permitidos fatos com uso excessivo de material transparente e assim dão a aparência de nudez. Este factor pode resultar numa penalização para o patinador. Aos homens não é permitido o uso deste material nas calças e no tronco, às mulheres não é permitido na zona do peito e bacia.
Não são permitidos grandes decotes e também não é permitido ver-se a zona abdominal em competição. Nas mulheres deve tapar por completo as ancas e glúteos e deve possuir no mínimo uma meia saia. Nos homens o fato não pode ser sem mangas e não pode ter decote com mais de 8 cm, abaixo da linha do pescoço. 
O fato deverá reflectir música. Não são permitidos adereços de qualquer espécie em prova. Qualquer adorno deverá estar preso de modo a que não possa cair, prejudicando o patinador em prova ou o patinador seguinte. Não permitido o uso de flores, capas, luzes, chapéus...
Maquilhagem ou pinturas fortes de qualquer cor não é permitido em competição, excepto para o show.

Música: não é permitida música cantada, excepto para dança original, dança criativa e dança livre.

Ajoelhar ou deitar no solo: é permitido durante 5 segundos no início e no fim do programa curto e longo.

Pião Broken Ankle: só é permitido nos escalões de júniores e seniores, excepto para os pares artísticos. Este pião causa danos nas ligações do joelho, por isso só a partir de júniores é que é permitido.

Aquecimento: o tempo de aquecimento corresponde ao tempo dos programas acrescido de 2 minutos.

Os patinadores em competição apresentam normalmente dois esquemas (a partir do escalão cadete): programa curto e programa longo.
O programa curto tem 2 minutos e 15 segundos, mas pode ter mais 5 ou menos 5 segundos; é composto por elementos obrigatórios. Um desses elementos é a sequência de passos que pode ser em diagonal (ao longo do ringue), em círculo, ou em serpente (o patinador movimenta-se ao longo do ringue desenhando um S ou Z). Cada ano é designada a forma que a sequência de passo deve ter e não há dois anos com figuras consecutivas. Cada ano corresponde a uma forma.
Os passos devem estar relacionados com a música e executados de forma progressiva. O patinador não pode retroceder mas pode fazer pequenas paragens, desde que estejam de acordo com a música. Não são permitidos saltos.
Estas sequências de passos incluem rotações num pé e boucles, twizzles, três, contra três e picados. Rotações em ambas as direcções, movimentos de braços e tronco serão valorizadas.

A ordem do programa também é imposta. O patinador pode optar por fazer primeiro o axel (simples, duplo ou triplo) e depois a ligação de saltos ou vice-versa. O terceiro elemento tem de ser um pião, pode ser isolado ou não, mas o programa tem de conter um pião isolado e uma ligação de piões que inclui um pião em baixo. De seguida é obrigado a fazer um salto isolado picado, ou seja, um salto que exija uma entrada com travão, como o flip, por exemplo. O 5º elemento corresponde à ligação de passos. O último elemento é o pião que falta, o isolado ou a ligação.
O patinador não pode apresentar elementos extra, se falhar algum elemento não pode repetir. Caso falhe a entrada de um pião é permitido que o patinador faça um pião com 2 pés ou no travão para que acompanhar a música. Qualquer pião de auxílio na entrada e na saída com mais de 2 voltas é considerado como um elemento. Para o pião entrar na pontuação tem de apresentar no mínimo 3 voltas em cada posição. A movimentação que dê impulso ao patinador na mudança entre os piões pode ser penalizada com 0,5 na nota A (técnica).

Programa curto dos Seniores: Axel (simples, duplo ou triplo), Salto isolado picado (simples, duplo ou triplo), combinação de saltos (mínimo 3, máximo 5 e um deles dever pelo menos 2 voltas), pião isolado de Classe A (ou seja, um destes: invertido, calcanhar, broken ankle, lay over, pião em avião saltado ou pião em baixo saltado), combinação de piões (com 2 ou 3 posições, com ou sem mudança de pé e tem de conter um pião em baixo) e a sequência de passos.

Programa curto de Júniores: Axel (simples, duplo ou triplo), Salto isolado picado (simples, duplo ou triplo), Combinação de Saltos (mínimo 3, máximo 5 e um deles deve ter pelo menos 2 rotações), pião isolado de classe A ou B (a última inclui exterior trás em avião, interior trás em avião, exterior trás em baixo), Combinação de Piões (2 ou 3 posições com ou sem mudança de pé e tem de conter um pião em baixo) e uma sequência de passos (nível 1).

Programa curto dos Juvenis: Axel (simples, duplo ou triplo), Salto isolado picado (simples, duplo ou triplo), Combinação de Saltos (mínimo 3, máximo 5 e um deles deve ter pelo menos 2 rotações), pião isolado de classe A, B ou C (a última inclui pião em baixo interior trás, pião em baixo exterior frente, pião cruzado, exterior frente em avião), Combinação de piões (2 ou 3 posições com ou sem mudança de pé e tem de conter um pião em baixo) e uma sequência de passos (nível 1).

Programa curto de Cadetes: Axel (simples, duplo ou triplo), Salto isolado picado (simples, duplo ou triplo), Combinação de Saltos (mínimo 3, máximo 5 e um deles deve ter pelo menos 2 rotações), pião isolado de classe A, B ou C, Combinação de piões (2 ou 3 posições com ou sem mudança de pé e tem de conter um pião em baixo) e uma sequência de passos (nível 1).


O programa longo também tem algumas regras. Um salto do mesmo tipo e rotação só poderá ser executado, no máximo, 3 vezes durante o programa (excepto saltos de uma volta ou menos). As combinações de saltos devem ser diferentes. Devem ser executados pelo menos 2 piões, sendo pelo menos um numa combinação.

Programa longo dos Seniores, Júniores, Juvenis: o tempo de duração é de 4 minutos (± 10 segundos). Deve incluir 2 sequências de passos diferentes entre si (a forma delas) de nível 1.

Programa longo de Cadetes: o tempo de duração é de 3 minutos (± 10 segundos). Deve incluir uma sequência de passos de nível 1, optando por serpente, círculo ou diagonal.

Programa livre (Iniciados, Infantis e Benjamins)
É obrigatória uma sequência de passos (círculo, linha/diagonal ou serpente) que inclua um duplo três com perna livre enrolada (twizzle). Deve conter também uma sequência de movimentos arabescos (tipo avião, bandeira, taça), com 2 ou mais posições, em serpente, utilizando o eixo longitudinal do ringue e metado do eixo transversal (no mínimo). Inicia-se num dos topos do ringue e termina no lado oposto (em serpente). São permitidos pequenos puxões no início e no fim da serpente. Entre as posições não é permitido. O restante tempo, o patinador deve estar numa das posições em que a perna livre deve estar acima do nível das ancas. É permitido agarrar o joelho ou o patim, a posição da perna livre é opcional.
Assim como o programa longo, um salto só poderá ser executado o máximo de 3 vezes durante o programa, excepto saltos de uma volta ou menos. Todas as combinações de saltos devem ser diferentes e deverão ser executados no mínimo 2 piões, um deles em combinação.

Programa Livre (Iniciados): tem a duração de 3 minutos (± 10 segundos). Deve conter saltos, no máximo com 2 voltas (triplos e duplo axel não são permitidos), piões e combinações de piões (em cima, em baixo ou em avião). Tem de incluir um pião em baixo isolado ou em ligação.

Programa Livre (Infantis): tem a duração de 2 minutos e 30 segundos (± 10 segundos). Os saltos só podem ter uma volta, pode conter axel, duplo toe-loop e duplo salchow, deve conter ligações de saltos com mínimo de 2 e máximo de 5, piões incluem o pião em baixo, pião em cima e pião avião (excepto de classe A) e apenas uma combinação de piões é permitida (dentro da lista permitida). Tem de incluir um pião vertical isolado ou em combinação.


Figuras Obrigatórias
Nos escalões benjamins e infantis, as figuras podem ser realizadas nos círculos de 5 metros de diâmetro (os mais pequenos). Os restantes escalões deverão realizar as provas, vem como o pé de saída nos círculos de 6 metros de diâmetro.

Baseado no Regulamento disponível no site fpp.pt








Sem comentários :