quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Regresso aos treinos

http://mersie.me/
Com as férias a terminar (pelo menos para muitos de nós) retornam as aulas, o emprego e os treinos. 
Aposto que se sentem um pouco "enferrujados", certo? Eu era assim. Quando começavam os meus treinos em Setembro precisava de uma dose extra de preparação física para conseguir estar apta para treinar. Mas este trabalho todo é necessário? É, claro que sim. Ora vejamos o patinador precisa de força, flexibilidade e equilíbrio. Mesmo se o patinador tiver estas características, por si só, não permitem a evolução. Têm de ser trabalhadas para conseguir fazer mais e melhor.


A saída dos saltos requer a contração dos abdominais, para contrariar a força rotacional. Sem trabalhar o equilíbrio e força, é difícil segurar uma saída. Não são só as saídas que necessitam de trabalho, o próprio salto em si não é realizável caso os músculos das pernas não estejam bem desenvolvidos para o caso.
A flexibilidade muscular permite controlar o ângulo do joelho, ancas e tornozelos, tanto na preparação do salto como na sua recepção. E assim é capaz de melhorar a qualidade do salto.
Todos os ligamentos de um patinador devem ser flexíveis de modo a ser possível todo o género de movimentos, sem que haja o risco de uma lesão.
Os músculos dos abdominais e das costas são muito importantes para a estabilidade e equilíbrio do patinador. Músculos pouco desenvolvidos dificultam o controlo dos saltos, saídas, rotações nos piões, ligações de passos...

Deixo um vídeo de alguns exercícios que se devem fazer fora do ringue:

Como podem ver no vídeo, a rapariga estava a levantar pesos, é bastante bom para melhorar os saltos mas não é recomendável a crianças pequenas.
No entanto temos que ter em conta que a patinagem é um desporto completo e por isso devemos trabalhar todos os músculos necessários à prática desportiva.

Para além disso, podem complementar os treinos com outro tipo de actividades como aeróbica, ioga, natação, pilates, ciclismo ou mesmo subir escadas também ajuda. Ballet também pode ajudar, principalmente com a postura e flexibilidade.


Fonte: http://figureskating.about.com
http://www.faqs.org/faqs/sports/skating/ice/rec-skate/off-ice/

Sem comentários :