domingo, 6 de outubro de 2013

Entrevista a Sara Meier

Se há vitórias que são marcantes na patinagem no gelo, a vitória de Sara Meier é uma delas. Acho que toda a gente se recorda do campeonato europeu de 2011, em que se sagrou campeã europeia no seu país, a Suíça. Nesse ano foi considerada a mulher desportista do ano na Suíça. Actualmente é uma das estrelas do Art on Ice, que realiza espéctaculos de patinagem no gelo. 
Para ler a entrevista completa (em inglês) clique aqui.

Gosta do seu estilo de vida actual?
O meu estilo de vida actual é muito diferente do meu anterior. Antes, todos os dias eram planeados, aprender coreografias novas,  mas era o mesmo todos os dias. Agora é um pouco mais espontâneo, já que não sei onde vai ser o meu próximo show, podem ser seguidos ou posso estar algum tempo sem fazê-los
Mas gosta de fazer shows?
Claro! Quando estou no gelo penso: oh, como posso parar! Quero fazer isto o resto da minha vida! Adoro cada momento que estou no gelo. Mas já não sou nova e para alguns shows é preciso estar em forma. Treino todos os dias.
Mencionou que pode chamá-la para shows em cima da hora...
Sim, às vezes avisam-me com uma ou duas semanas de antecedência e tenho que estar pronta a tempo. É por isso que é difícil para mim ter um trabalho ou estudar. E quero ter disponibilidade para ir quando me chamam.
Já teve que recusar ofertas?
Às vezes acontece mas raramente pois quero ir ao maior número de shows possível, gosto deles e treino para eles. Quero mostrar o que treinei e os novos programas.
Salomé Brunner continua a fazer as suas coreografias?
Sim. Também trabalho com Marvin Smith, que faz parte do Art on Ice.
Quem escolhe as músicas, são ideias suas?
O meu programa mais popular Not Myself Tonight de Christina Aguilera foi ideia do Marvin. Ouvimos várias músicas e decidimos se queremos fazer algo diferente ou não. Not Myself Tonight difere muito do que faço usualmente. O Cosmic Love de Florence and the Machine foi ideia minha porque adoro a música e ouvia-a nos meus tempos livres. Até a minha irmã dá ideias para músicas.
Quando trabalha com a Salomé Brunner na coreografia também dá ideias suas?
Muitas vezes pomos a música a tocar e improvisamos. Se ela gostar do que faço incorporamos. Às vezes fazemos o final primeiro e depois algo no meio. Trocamos ideias.
Quer estudar mais no futuro?
Agora tenho a certeza do rumo que tomei. Em Abril vou terminar o estágio de jornalismo onde irei trabalhar durante 2 meses para uma revista suíça, a Schweizer Illustrierte. Talvez trabalhe para o Art on Ice. Queria fazer algo ligado ao desporto, isso tenho a certeza, mesmo que não seja a patinagem.
Já pensou em dar treinos?
Tive algumas lições mas não queria ser treinadora a full-time. Talvez em part-time ou numa equipa. Mas não me vejo com esse trabalho por estar sempre na parte fria ringue e não quero ficar na parte fria a minha vida toda.
A patinagem competitiva tem apoios na Suíça?
Shows, especialmente o Art on Ice são bastante populares, é fácil arranjar patrocínios. Mas é muito mais difícil arranjá-los para a patinagem competitiva.
Quem eram os seus modelos?
Sempre fui fã de Michell Kwan e Alexei Yagudin. Às vezes vou ao youtube ver os programas de Michelle e ainda fico triste por ela ter deixado de patinar porque adoro vê-la patinar. Também adoro ver os shows dela, permanece como minha favorita.




Sem comentários :